oyebanji1_TONY KARUMBAAFP via Getty Images_covax delivery Tony Karumba/AFP via Getty Images

A iniciativa COVAX é a nossa melhor hipótese de vencer a COVID

LONDRES – As primeiras entregas de vacinas com recurso à iniciativa Acesso Global de Vacinas COVID-19 (COVAX) aos países Gana, Nigéria e Costa do Marfim trouxeram um vislumbre de esperança aos países africanos que desejam começar a imunizar as suas populações contra a doença. Mas embora a COVAX esteja a aumentar as entregas, a missão da iniciativa de fornecer um acesso rápido, justo e equitativo às vacinas para a COVID-19 para as pessoas em todas as partes do mundo está a ser ameaçada pelos países ricos que encomendam mais do que precisam. Este preocupante desequilíbrio global na distribuição de vacinas pode atrasar a recuperação de África e prolongar a pandemia em todo o mundo.

A COVAX é a melhor oportunidade que o mundo tem para evitar esse cenário. Nunca antes toda a população global precisou simultaneamente de uma vacina contra a mesma doença e a COVAX está a permitir uma colaboração notável para enfrentar o desafio, reunindo governos, organizações globais de saúde, setor privado, cientistas e muitos outros parceiros para desenvolver, fabricar e entregar vacinas.

No final das contas, mediremos o sucesso deste projeto sem precedentes ao longo de vários anos, se não décadas. Mas a COVAX já está no caminho certo para entregar dois mil milhões de doses da vacina para a COVID-19 a países com todos os níveis de rendimento, em 2021, e tem o portfólio de investigação e desenvolvimento de vacinas mais diversificado e gerido de forma ativa do mundo. O objetivo é garantir que as populações mais vulneráveis ​​recebem as vacinas para a COVID-19 até ao final deste ano.

https://prosyn.org/O1ltH0ypt