cardenas11_LUIS ROBAYOAFP via Getty Images_colombiaprotest Luis Robayo/AFP via Getty Images

A Crise Tripla da Colômbia

BOGOTÁ – Enquanto os Estados Unidos e outras economias avançadas estão voltando à normalidade, a Colômbia relatou o maior número de casos e mortes de COVID-19 até o momento durante a última semana de junho. Desde o início de maio, o país vem registrando uma morte por Covid-19 a cada 100 mil pessoas por dia - três vezes a taxa da Índia.

Enquanto isso, as tensões sociais estão explodindo nas cidades da Colômbia. No início de maio, milhares de manifestantes - muitos deles jovens - forçaram a retirada de uma proposta de reforma tributária e a subsequente renúncia do ministro das finanças. Mais tarde naquele mês, a S&P Global Ratings rebaixou títulos colombianos de BBB- para BB+, abaixo do grau de investimento, enfraquecendo as chances do país de restaurar a sustentabilidade fiscal.

Esta tríade - Covid-19 inabalável, agitação social e crise fiscal - não é exclusiva da Colômbia. Muitas outras economias em desenvolvimento e emergentes, especialmente na América Latina, se veem diante de um conjunto semelhante de problemas, com o agravamento de um potencialmente agravando os outros.

https://prosyn.org/ZGMMLnypt