cardenas11_LUIS ROBAYOAFP via Getty Images_colombiaprotest Luis Robayo/AFP via Getty Images

A Crise Tripla da Colômbia

BOGOTÁ – Enquanto os Estados Unidos e outras economias avançadas estão voltando à normalidade, a Colômbia relatou o maior número de casos e mortes de COVID-19 até o momento durante a última semana de junho. Desde o início de maio, o país vem registrando uma morte por Covid-19 a cada 100 mil pessoas por dia - três vezes a taxa da Índia.

Enquanto isso, as tensões sociais estão explodindo nas cidades da Colômbia. No início de maio, milhares de manifestantes - muitos deles jovens - forçaram a retirada de uma proposta de reforma tributária e a subsequente renúncia do ministro das finanças. Mais tarde naquele mês, a S&P Global Ratings rebaixou títulos colombianos de BBB- para BB+, abaixo do grau de investimento, enfraquecendo as chances do país de restaurar a sustentabilidade fiscal.

Esta tríade - Covid-19 inabalável, agitação social e crise fiscal - não é exclusiva da Colômbia. Muitas outras economias em desenvolvimento e emergentes, especialmente na América Latina, se veem diante de um conjunto semelhante de problemas, com o agravamento de um potencialmente agravando os outros.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/ZGMMLnypt