latin america europe Wikimedia Commons

Uma aliança ecologista com a Europa

SANTIAGO/SÃO PAULO – Em dezembro, os líderes mundiais irão reunir-se em Paris para a Conferência sobre as Alterações Climáticas das Nações Unidas, que deverá produzir um novo acordo para combater o aquecimento global. Mas, durante a preparação para a conferência, os chefes de Estado e ministros irão reunir-se em vários outros eventos relacionados. Tendo assistido a inúmeras cimeiras, podemos atestar que, se essas outras cimeiras estiverem corretamente preparadas e se os chefes de Estado se envolverem significativamente nelas, as perspetivas de sucesso em Paris podem ser aumentadas.

Uma dessas cimeiras, em particular, pode ser decisiva: a cimeira bi-anual de 10-11 junho em Bruxelas, entre a União Europeia e a Comunidade da América Latina e os Estados das Caraíbas (CELAC). Os esforços da Europa e da América Latina, e das Caraíbas estabeleceram as bases para a mais forte parceria bi-regional do mundo sobre as alterações climáticas. Os líderes de ambas as regiões declararam o seu compromisso de manterem o aumento da temperatura global abaixo dos 2º Celsius e de alcançarem resultados juridicamente vinculativos em Paris.

Os chefes de Estado da UE e da CELAC podem - e devem - construir uma aliança estreita e capitalizar sobre condições políticas favoráveis para avançarem uma agenda climática progressiva, que obrigue os seus negociadores a pressionarem por um acordo justo, equitativo e ambicioso em dezembro. Juntas, as duas regiões representam perto de um terço dos 195 participantes que assinaram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas e representam cerca de 20% das emissões globais de gases com efeito de estufa. Dado que os custos económicos relacionados com o clima sobem em flecha na Europa e na América Latina, ambos os lados têm muito a ganhar (e poupar) a partir de um regime global que reduz significativamente as emissões e fortalece a resistência aos riscos climáticos.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

Get unlimited access to PS premium content, including in-depth commentaries, book reviews, exclusive interviews, On Point, the Big Picture, the PS Archive, and our annual year-ahead magazine.

https://prosyn.org/DE4IHfvpt