badre7_koksikoks_greenworldmapheartbeat koksikoks/Getty Images

O tempo do mundo está a esgotar-se

WASHINGTON, DC – Em 2015, a comunidade internacional lançou um esforço renovado para enfrentar desafios colectivos e globais, sob os auspícios da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e a Convenção-Quadro sobre as Alterações Climáticas (COP21). Mas após uma vaga inicial de interesse, a evolução no sentido da consecução dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável e do combate às alterações climáticas abrandou. Por todo o mundo, muitos parecem ter desenvolvido uma alergia aos avisos cada vez mais severos da ONU e de outros órgãos sobre a aceleração da extinção das espécies, o colapso dos ecossistemas, e o aquecimento global.

Este não é o momento de debater se a evolução no sentido dos objectivos globais é uma questão do copo estar meio cheio ou meio vazio. Brevemente, deixará de haver um copo com que nos preocupemos. Apesar da cobertura noticiosa global das medidas cívicas e políticas para enfrentar as nossas crises crescentes, as tendências subjacentes são extremamente assustadoras. Nos últimos meses, o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (PIAC) reuniu provas esmagadoras para demonstrar que os efeitos do aquecimento global superior a 1,5 oC acima dos níveis pré-industriais serão devastadores para milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.

Um relatório recente da Plataforma Intergovernamental Político-Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos funciona como mais um alerta. Este relatório conclui que as actividades humanas colocaram à beira da extinção um inusitado milhão de espécies. Os oceanos que fornecem alimento e subsistência a mais de quatro mil milhões de pessoas estão ameaçados. Se não tomarmos medidas imediatas para reverter estas tendências, os desafios associados às tentativas futuras de recuperação serão provavelmente inultrapassáveis.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/MSker3wpt