boa1_CRISTINA ALDEHUELAAFP via Getty Images_small farm ghana

Porquê apoiar os pequenos agricultores de África?

NKAWIE-TOASE, GANA/AUBURN, ALABAMA – Na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) em novembro passado, os líderes mundiais prometeram milhares de milhões de dólares para a agricultura sustentável e investigação agrícola. Este compromisso surge num momento crítico. As alterações climáticas já estão a destruir as colheitas por todo o mundo e a fome mundial está a aumentar.

Os riscos são sobretudo elevados para os pequenos agricultores de África, que trabalham os seus campos de forma manual e estão à mercê das forças da natureza. Os padrões climáticos previsíveis dos quais estes agricultores dependiam no passado desapareceram. Este ano, as chuvas tardias no Gana e nos países vizinhos da África Ocidental atrasaram a plantação. Depois, as chuvas excecionalmente fortes no final da estação de cultivo dificultaram a colheita. Na África Oriental, pragas de gafanhotos, impulsionados por condições mais quentes e húmidas, devoraram uma vasta extensão de plantações.

Os agricultores de África esperavam que na reunião dos líderes mundiais na COP26 se tomassem medidas para mitigar alguns dos piores efeitos da crise climática. Embora os compromissos assumidos em Glasgow preparem o terreno para uma ação significativa, as promessas de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) provavelmente ficaram aquém do necessário para limitar o aquecimento global a 1,5° Celsius, em relação aos níveis pré-industriais.

Com a volatilidade climática definida para continuar, os pequenos agricultores precisam de apoio para se adaptarem às mudanças que já estão a testemunhar. Enquanto a maioria das manchetes sobre a COP26 se concentra na redução de emissões, outros compromissos assumidos em Glasgow dão esperança para o futuro da agricultura global – se os líderes cumprirem as suas promessas.

Por exemplo, a Missão de Inovação Agrícola para o Clima visa fornecer apoio significativo para a agricultura adaptada ao clima, investigação agrícola e inovações em sistemas alimentares. A iniciativa AIM4C, liderada pelos Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, recebeu promessas de pelo menos quatro mil milhões de dólares até à data e procura duplicar estes compromissos no próximo ano. A AIM4C inclui projetos de investigação de parceiros governamentais e não governamentais que exploram tudo, desde como as coleções de bancos de genes podem desbloquear novas culturas resilientes ao clima até métodos para reduzir as emissões nocivas de metano proveniente do gado.

Além disso, os participantes da COP26 destinaram mais de mil milhões de dólares para apoiar a investigação agrícola dentro do CGIAR (anteriormente conhecido como Grupo Consultivo sobre a Investigação Agrícola Internacional), a maior organização de investigação do mundo que auxilia pequenos agricultores no mundo em desenvolvimento. Vários países também fizeram promessas individuais para ajudar a adaptação climática nos países em desenvolvimento, incluindo 197 milhões de dólares do Reino Unido para programas em África e três mil milhões de dólares anuais dos EUA, até 2024, para financiamento da adaptação.

Subscribe to PS Digital
PS_Digital_1333x1000_Intro-Offer1

Subscribe to PS Digital

Access every new PS commentary, our entire On Point suite of subscriber-exclusive content – including Longer Reads, Insider Interviews, Big Picture/Big Question, and Say More – and the full PS archive.

Subscribe Now

Juntos, estes compromissos deveriam ajudar os pequenos agricultores a prepararem-se para maiores riscos. Igualmente importante, eles deveriam encorajar os sistemas agrícolas industrializados a tornarem-se mais sustentáveis. Os pequenos agricultores de África não partilham nenhuma culpa pelo facto de, no esforço para aumentar a produção alimentar, a agricultura se ter tornado um grande emissor de GEE. Ao mesmo tempo, as alterações climáticas que a agricultura industrial está a alimentar afetam a produção alimentar em todo o mundo. Reduz os lucros, enfraquece os nutrientes das culturas, perturba a geografia da agricultura e ameaça os meios de subsistência rurais. Em última análise, os abastecimentos de alimentos estão em risco em todo o lado.

Infelizmente, está longe de ser certo que os líderes mundiais cumprirão os seus compromissos com o futuro dos agricultores de África – mesmo que o seu destino afete os nossos sistemas alimentares de forma mais ampla. Os países mais ricos do mundo regrediram na sua promessa feita na COP15, em 2009, de providenciar 100 mil milhões de dólares anualmente para a adaptação e mitigação das alterações climáticas nos países mais pobres do mundo. E o financiamento dos EUA para a investigação agrícola que ajuda os agricultores a nível nacional e internacional estagnou em termos reais desde 2003, de acordo com um relatório recente encomendado pela Farm Journal Foundation e pela American Farm Bureau Federation.

Os programas que ajudam os pequenos agricultores de África a tornarem-se mais resilientes perante as alterações climáticas estão a fazer um trabalho inestimável. Por exemplo, no Centro de Agricultura de Cultivo Direto da Howard G. Buffett Foundation, no Gana, os agricultores aprendem práticas essenciais de conservação que mantêm o carbono no solo, preservam os nutrientes e retêm a humidade do solo. Outros programas, como o One Acre Fund e o myAgro, também dão formação aos pequenos agricultores de África sobre práticas sustentáveis ​​e fornecem acesso a sementes mais resilientes. Muitas vezes, estas soluções permitem que os agricultores colham boas culturas mesmo quando as condições climatéricas são extremas.

Mas estes programas chegam apenas a uma pequena percentagem da população. Milhões de pessoas que vivem na África rural ainda vivenciam uma “estação de fome” anual – um período de profunda privação entre colheitas. É uma ironia cruel que os pequenos agricultores e as suas famílias estejam entre as pessoas que mais fome passam no mundo.

À medida que os agricultores de África trabalham para se adaptarem às alterações climáticas, os líderes mundiais têm de ir fazendo a sua parte mantendo – e ampliando – as promessas que fizeram na COP26. O aumento do investimento na agricultura sustentável, incluindo investigação e desenvolvimento, é fundamental para eliminar a época de fome no continente e garantir a segurança alimentar para todos.

https://prosyn.org/KVSAhIrpt