xi jinping Lintao Zhang/Getty Images

O que é o Pensamento de Xi Jinping?

LONDRES – Em outubro de 2017, no 19.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, o PCC consagrou na sua constituição uma nova doutrina política: “O Pensamento de Xi Jinping no Socialismo com Caraterísticas Chinesas numa Nova Era”. Numa época em que uma rápida modernização da China é um protagonista mundial, é tentador descartar essa doutrina como um “discurso de partido” anacrónico de uma época passada. Sucumbimos a essa tentação por nossa conta e risco.

Cinco meses após a mudança constitucional, o Congresso Nacional do Povo aboliu o limite do mandato presidencial, o que significa que, salvo um terramoto político, Xi - que, aos 65 anos, permanece saudável e vigoroso - pode permanecer como presidente por talvez mais 20 anos. A sua doutrina epónima irá, portanto, moldar o desenvolvimento e o envolvimento global da China nas próximas décadas, e talvez mais.

De certo modo, a inclusão do nome e do pensamento de Xi na constituição do PCC deu-lhe o estatuto exaltado do pai fundador da República Popular, Mao Zedong, bem como do arquiteto da modernização da China, Deng Xiaoping - os únicos dois outros líderes mencionados no documento. Isso, juntamente com a retirada dos limites do mandato, levou muitos a argumentar que Xi é o líder chinês mais poderoso desde Mao.

https://prosyn.org/felHPGEpt