xi jinping taiwan speech SAM YEH/AFP/Getty Images

A perigosa política da China para Taiwan

WASHINGTON, DC – O desenvolvimento da disputa geopolítica entre a China e os Estados Unidos tem sido descrito por muitas pessoas como uma nova guerra fria. Se algum dia esta deflagrar num conflito armado, o ponto de ignição poderá ser Taiwan, em grande parte devido à política chinesa para a ilha.

O governo da China suspendeu o contacto diplomático com Taiwan em Junho de 2016, porque o independentista Partido Democrático Progressista (PDP), que voltara ao poder, recusou reconhecer o denominado Consenso de 1992, a base política do princípio Uma Só China. Desde então, porém, a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, tem seguido uma política moderada, decepcionando os apoiantes da linha mais dura do PDP.

Isso não é suficiente para a China, que continuou a aumentar a pressão sobre Taiwan. Por exemplo, persuadiu mais cinco países a seguirem-na no corte de relações diplomáticas, reduzindo o número de países que mantêm relações formais com a ilha para apenas 17. A China também tomou medidas para reprimir o turismo proveniente do continente: enquanto quase 4,2 milhões de turistas chineses do continente visitaram Taiwan em 2015, quando o governo pró-Beijing do Kuomintang detinha o poder, esse valor caiu para apenas 2,73 milhões em 2017.

https://prosyn.org/zLh5CQWpt