wei36_GOH CHAI HINAFP via Getty Images_sex ratio GOH CHAI HIN/AFP via Getty Images

Sexo e a economia chinesa

NOVA YORK – O censo populacional da China recentemente divulgado confirma a persistência do alarmante excesso de homens no país em relação ao padrão global. Esse desequilíbrio numérico desde o nascimento tem várias implicações econômicas significativas – e não apenas para a China.

Como as mulheres, em média, vivem mais do que os homens, as populações da maioria dos países têm mais mulheres do que homens. Nos Estados Unidos, por exemplo, havia 96 homens para cada 100 mulheres em 2020. A China, em contraste, tem 105 homens para cada 100 mulheres, de acordo com o último censo. As mulheres chinesas vivem, em média, cerca de três anos a mais do que os homens chineses; então o “excesso de homens” é totalmente o resultado de uma proporção excepcionalmente alta de meninos para meninas no nascimento.

A proporção entre os sexos ao nascer é normalmente de cerca de 106 meninos para 100 meninas. Como meninos e rapazes têm uma taxa de mortalidade um pouco mais alta e porque os maridos tendem a ser um pouco mais velhos do que as esposas, essa proporção ao nascer é a maneira natural de garantir uma proporção de cerca de 1:1 quando eles atingem a idade reprodutiva.

https://prosyn.org/5LsHtMfpt