rainsy3_Jason LeePoolGettyImages_hunsenlookingatxi Jason Lee - Pool/Getty Images

Invasão chinesa no Camboja

PARIS – Há muito tempo que se receava que a crescente dependência do Camboja da China - o seu maior doador de ajuda, investidor e credor - levaria a uma presença militar chinesa no país. De acordo com um recenterelatório do Wall Street Journal, esses receios estão agora a tornar-se realidade.

À semelhança de um jogador dependente de um agiota, o Camboja acumulou, nos últimos anos, dívidas enormes e obscuras à China, as quais não pode liquidar. Isso deu à China uma alavancagem considerável, permitindo-lhe, por exemplo, evitar as tarifas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, ao redirecionar as exportações para os Estados Unidos através da Zona Económica Especial de Sihanoukville chinesa, no Camboja.

A julgar pela história da “diplomacia da armadilha da dívida” da China, era apenas uma questão de tempo até que a China usasse a sua influência sobre o Camboja para fortalecer a sua posição militar regional. De acordo com o Wall Street Journal, a hora chegou nesta primavera, quando a China e o Camboja assinaram secretamente um acordo dando à China direitos exclusivos sobre uma parte da Base Naval de Ream do Camboja, no Golfo da Tailândia.

https://prosyn.org/Meb0hMQpt