hendricks1_ORLANDOSIERRAAFPGettyImages_honduranwomanholdingbaby Orlando Sierra/AFP/Getty Images

As mulheres assediadas da América Central

WASHINGTON, DC –Nas Honduras, em El Salvador e na Guatemala, as mulheres que tentam escapar à pobreza dando início a pequenos negócios, geralmente descobrem que o sucesso traz mais sofrimento - e não apenas para elas, mas também para os seus filhos. Além de terem de lidar com uma cultura de machismo, a fraca proteção do Estado deixa as mulheres empreendedoras de sucesso vulneráveis a gangues e milícias armados. Tal como disse a proprietária de uma pequena empresa de cosméticos: Acho que é melhor que a minha empresa não progrida, porque, se crescer, serei vítima de extorsão.

Pesquisas recentes confirmam esses medos. A Women and Girls Empowered (WAGE), uma iniciativa localizada nos Estados Unidos para reduzir as barreiras legais, económicas e políticas ao empreendedorismo feminino nos países pobres, promoveu recentemente 27 grupos de discussão nas Honduras e em El Salvador. Muitas das barreiras ao empoderamento económico das mulheres que foram identificadas - tais como, acesso limitado ao crédito, falta de educação financeira e empresarial, direitos de propriedade desiguais e falta de ligação às redes sociais e aos mercados - estão generalizadas a nível global.

Mas as mulheres na América Central enfrentam ameaças adicionais de violência por parte de gangues e atividades criminosas organizadas. As taxas de femicídio –o assassinato de uma mulher ou rapariga por motivos relacionados com o género –atingiram níveis epidémicos. Nas Honduras, houve 5,8 femicídios por cada 100 mil mulheres, em 2016. Em El Salvador, a taxa é de uns aterrorizantes 10,2 por cada 100 mil. Os gangues também recrutam crianças à força e sujeitam as raparigas a abusos sexuais.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/zcoFhhipt