Otaviano Canuto, a former vice president and executive director of the World Bank and executive director of the International Monetary Fund, is a nonresident senior fellow at the Brookings Institution and a senior fellow at the Policy Center for the New South.
WASHINGTON, DC – Agora que a presidenta brasileira Dilma Roussef foi impedida de prosseguir em seu mandato, é tarefa da administração recém empossada do Presidente Michel Temer arrumar a confusão macroeconômica brasileira. Será que o governo Temer vai poder salvar a combalida economia do Brasil?
A situação é, com certeza, difícil. Na verdade, o Brasil está passando nestes últimos tempos pela mais intensa contração econômica de sua história recente. Seu PIB per capita será mais de dez por cento menor este ano do que foi em 2013. E o desemprego disparou para mais de onze por cento, quatro pontos percentuais acima do que fora em janeiro de 2015.
O Brasil não dispõe de rotas fáceis para a recuperação, por uma simples razão: a trajetória atual deriva da intensificação, ao longo dos anos recentes, de vulnerabilidades econômicas há muito existentes, em especial a prodigalidade fiscal e um crescimento de produtividade apenas anêmico.
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in