A smoker is engulfed by vapours Tolga Akmen/Getty Images

Ver através da cortina de fumo da Big Tobacco

GENEBRA –Todos sabemos o quão prejudicial é o tabaco; que mata milhões de pessoas todos os anos e que causa danos a muitos mais. Sabemos também que as empresas tabaqueiras têm mentido consistentemente sobre a quantidade de danos que os seus produtos provocam.

Mas agora, até mesmo as grandes empresas tabaqueiras que constituem a Big Tobacco foram obrigadas a declarar os factos publicamente. Após terem perdido uma série de recursos, depois de uma decisão do tribunal federal dos EUA, em 2006, quatro empresas viram-se obrigadas a revelar a verdade que se escondeu atrás de vários anos de publicidade enganosa, através da publicação de anúncios que continham declarações retificativasem jornais e televisões nos EUA. Estas declarações públicas reconhecem que as empresas –Philip Morris USA, RJ Reynolds Tobacco, Lorillard e Altria –conheciam os danos que os seus produtos provocam, mas continuaram a vendê-los de qualquer maneira.

E não são apenas os tribunais que estão a tomar medidas contra a indústria tabaqueira. A recente decisão do banco francês BNP Paribas de deixar de financiar e investir nas empresas tabaqueiras –incluindo produtores, distribuidores e comerciantes –é somente o último sinal de que a saúde pública está finalmente a ter prioridade em relação aos interesses comerciais.

https://prosyn.org/BfIX1W1pt