acemoglu9_GettyImages_businessmencomputersspeaker Getty Images

A Colheita de Amargura da Big Tech?

CAMBRIDGE – A tecnologia digital transformou o modo como comunicamos, viajamos diariamente, compramos, aprendemos e nos entretemos. Brevemente, tecnologias como a inteligência artificial (IA), a Big Data e a Internet das Coisas (IdC) poderão transformar a saúde, a energia, os transportes, a agricultura, o sector público, o meio natural e até as nossas mentes e os nossos corpos.

A aplicação da ciência aos problemas sociais trouxe enormes dividendos no passado. Muito antes da invenção do chip de silício, as inovações médicas e tecnológicas já tinham tornado as nossas vidas muito mais confortáveis – e longas. Mas a história também está repleta de desastres causados pelo poder da ciência e pelo zelo na melhoria da condição humana.

Por exemplo, os esforços para aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento científico ou tecnológico num contexto de colectivização na União Soviética ou na Tanzânia saíram espectacularmente gorados. Por vezes, os planos para renovar cidades através do planeamento urbano quase as destrói. O especialista em ciência política James Scott apelidou estes esforços de transformação das vidas dos outros através da ciência de exemplos de “alta modernidade”.

https://prosyn.org/R0jJnqVpt