roubini154_Alex WongGetty Images_bideneconomy Alex Wong/Getty Images

A doutrina econômica neopopulista de Biden

NOVA YORK - Cerca de meio ano sob a gestão de Joe Biden, é hora de considerar como a doutrina econômica de seu governo se compara à do ex-presidente Donald Trump e às dos governos democratas e republicanos anteriores.

O paradoxo é que a “doutrina Biden” tem mais em comum com as políticas de Trump do que com as do governo de Barack Obama, no qual o atual presidente trabalhou anteriormente. A doutrina neopopulista que emergiu sob Trump está agora tomando forma completa sob Biden, marcando uma ruptura brusca com a crença neoliberal seguida por todos os presidentes, de Bill Clinton a Obama.

Trump concorreu como um populista - se solidarizando com os trabalhadores brancos deixados para trás -, mas governou mais como um plutocrata, cortando impostos corporativos e enfraquecendo ainda mais o poder do trabalho em relação ao capital. No entanto, sua agenda continha alguns elementos verdadeiramente populistas, em especial quando comparada à abordagem radicalmente pró-grandes empresas que os republicanos durante décadas vêm perseguindo.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/ak7yM33pt