roubini154_Alex WongGetty Images_bideneconomy Alex Wong/Getty Images

A doutrina econômica neopopulista de Biden

NOVA YORK - Cerca de meio ano sob a gestão de Joe Biden, é hora de considerar como a doutrina econômica de seu governo se compara à do ex-presidente Donald Trump e às dos governos democratas e republicanos anteriores.

O paradoxo é que a “doutrina Biden” tem mais em comum com as políticas de Trump do que com as do governo de Barack Obama, no qual o atual presidente trabalhou anteriormente. A doutrina neopopulista que emergiu sob Trump está agora tomando forma completa sob Biden, marcando uma ruptura brusca com a crença neoliberal seguida por todos os presidentes, de Bill Clinton a Obama.

Trump concorreu como um populista - se solidarizando com os trabalhadores brancos deixados para trás -, mas governou mais como um plutocrata, cortando impostos corporativos e enfraquecendo ainda mais o poder do trabalho em relação ao capital. No entanto, sua agenda continha alguns elementos verdadeiramente populistas, em especial quando comparada à abordagem radicalmente pró-grandes empresas que os republicanos durante décadas vêm perseguindo.

https://prosyn.org/ak7yM33pt