salman1_2_GettyImages502408988 Ilia Yefimovich/Getty Images

A mensagem de esperança de Belém

BELÉM – Só caminhando pelas ruas de Belém se pode apreciar plenamente a sua riqueza histórica. Todos os anos, a cidade entra em milhões de lares de todo o mundo, através da imagem da humilde manjedoura onde Jesus nasceu. Mas essa imagem não se compara com conhecer pessoalmente a Cidade Velha. Visitar Belém é uma experiência única que encorajo todas as pessoas a realizar.

Infelizmente, embora o número dos visitantes de Belém tenha aumentado no ano passado, muitos não conseguem explorar a cidade convenientemente. Sob a ocupação israelita, os obstáculos que perturbam o desenvolvimento normal do turismo na Palestina impedem que milhares de pessoas vivenciem o que Belém tem para oferecer.

Por exemplo, ouço frequentemente sacerdotes palestinianos dizerem que “nesta terra, recebemos muitos turistas, mas pouquíssimos peregrinos”. Por outras palavras, há mais visitantes interessados em ver as pedras do que em conhecer as pedras vivas. Esta é uma das consequências do monopólio israelita sobre a indústria do turismo. Israel tem pouco interesse em encorajar os visitantes a interagirem com os palestinianos ou a conhecerem o seu património.

https://prosyn.org/LbNxsVWpt