Garment workers in Bangladesh Jonathan Saruk/Getty Images

Empoderar as trabalhadoras têxteis de Bangladesh

DACA –Ao longo de quatro décadas, a indústria do vestuário tem alimentado a economia de Bangladesh e proporcionado muitos mais postos de trabalho do que qualquer outro setor. As mulheres, em particular, beneficiaram com este boom na contratação e, hoje, a maioria dos quatro milhões de trabalhadores do setor é do sexo feminino.

Mas embora o comércio de têxteis tenha colocado dinheiro nas carteiras das mulheres e desafiado uma sociedade patriarcal a evoluir, o empoderamento económico não melhorou significativamente a igualdade de género e o bem-estar das mulheres. Pelo contrário, as mulheres que trabalham na maior indústria de Bangladesh estão agora numa situação de risco em duas frentes –em casa e no emprego.

Embora se tenha escrito muito sobre a exploração na indústria do vestuário, existe uma escassez de dados em relação às implicações, a nível de saúde e de segurança, para as mulheres neste setor. A nossa organização, icddr,b - International Centre for Diarrhoeal Disease Research, Bangladesh (Centro Internacional de Pesquisas de Doenças Diarreicas, Bangladesh), está a trabalhar no sentido de mudar esse cenário. Numa série de estudos recentes, explorámos os problemas de saúde e bem-estartanto físicos como emocionais –com os quais se deparam as mulheres que fabricam roupa que nunca serão capazes de pagar.

https://prosyn.org/qDtx9wept