http://prosyn.org/EdYkTcZ/pt;
New Comment
Email this piece to a friend
Contact us
Please select an option
- Secure publication rights
- Submit a commentary for publication
- Website help
- Careers
- Advertise with us
- Feedback/general inquiries
- Education Subscriptions
- Corporate Subscriptions
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
Please wait, fetching the form
PARIS – De acordo com os dois jornais pró-governamentais na Turquia, Star e Yeni Akit, bem como com o próprio primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan, aqueles que denunciam o estado da liberdade de imprensa na Turquia são “terroristas”. Esse é o termo que estavam a utilizar na semana passada para denunciarem o Comité para a Protecção dos Jornalistas, sediado em Nova Iorque, e a organização Repórteres Sem Fronteiras, sediada em Paris, os quais emitiram relatórios a dizer que a Turquia prendeu mais jornalistas do que o Irão e a China.
No passado mês de Outubro, o CPJ relatou que havia 76 jornalistas presos na Turquia, incluindo 61 que estavam na prisão devido ao seu trabalho jornalístico. Embora o último número tenha caído para 49 em Dezembro, depois de alguns dos detidos terem sido libertados pelos tribunais, não deixa de ser ainda uma grande quantidade de jornalistas na prisão.
A situação é especialmente assustadora, dado que, durante vários anos, o desempenho da Turquia nos direitos humanos melhorou dramaticamente sob a liderança de Erdoğan. O recurso à tortura diminuiu bruscamente. Os direitos culturais da numerosa minoria curda, incluindo o direito de comunicar na sua própria língua, avançaram bastante. O controlo militar sobre o governo civil já tinha acabado. E outras coisas mais.
We hope you're enjoying Project Syndicate.
To continue reading, subscribe now.
Subscribe
Get unlimited access to PS premium content, including in-depth commentaries, book reviews, exclusive interviews, On Point, the Big Picture, the PS Archive, and our annual year-ahead magazine.
Already have an account or want to create one? Log in