asean countries flags Mohd Rasfan/AFP/Getty Images

Poderá a ASEAN transformar a disrupção geoestratégica e tecnológica numa oportunidade?

GENEBRA – Será a Associação de Nações do Sudeste Asiático (NdT: ASEAN, do inglês Association of Southeast Asian Nations) suficientemente resistente para prosperar no meio das transformações regionais e globais que ocorrem na actualidade? Ao mesmo tempo que a economia global continua a sua expansão generalizada, os ganhos da ASEAN em anos recentes podem ser ameaçados por forças económicas, geoestratégicas e tecnológicas de natureza disruptiva. Para sobreviverem, os membros da ASEAN devem tomar importantes decisões sobre o papel da sua comunidade nos assuntos regionais. Com as opções adequadas, a região pode converter a disrupção em oportunidades, para um futuro de resiliência.

A ASEAN registou uma recuperação impressionante nas últimas cinco décadas. Uma região de turbulência, desarmonia e subdesenvolvimento na década de 1960 é actualmente uma região de relativa paz e de êxito económico. Em grande parte, este sucesso deve-se aos esforços de construção comunitária dos países pertencentes à ASEAN. Mas a região também beneficiou grandemente da arquitectura global e das instituições do pós-II Grande Guerra, que promoveram a entrada dos fluxos de investimento e a saída dos fluxos de exportações.

Hoje, este cenário global está a passar por uma profunda transformação. Os benefícios do comércio livre e sem entraves estão a ser questionados, as instituições internacionais estão a ser desafiadas, novas potências geopolíticas estão em ascensão e – apesar dos altos e baixos – a economia global continua a inclinar-se ainda mais para os mercados emergentes. Tudo isto cria uma oportunidade para perspectivas novas e alternativas sobre o modo como o mundo deveria ser organizado e gerido.

https://prosyn.org/zlSrc03pt