Woman touches tax service robot VCG/VCG/Getty Images

A promessa e as armadilhas da Inteligência Artificial (IA)

BRUXELAS – Como qualquer tendência transformadora, o surgimento da inteligência artificial (IA) tanto representa grandes oportunidades como desafios significativos. Porém, os riscos mais graves podem não ser os mais discutidos.

De acordo com a nova investigação do Instituto Global McKinsey (IGM), a IA tem o potencial de aumentar significativamente a produtividade económica geral. Mesmo contabilizando os custos de transição e os efeitos da concorrência, poderia acrescentar cerca de 13 biliões de dólares americanos ao total dos resultados até 2030 e impulsionar o PIB global em cerca de 1,2% ao ano. Isto é comparável a – ou até mesmo maior do que – o impacto económico de tecnologias anteriores de uso geral, tais como a máquina a vapor durante os anos de 1800, a manufactura industrial nos anos de 1900 e a tecnologia da informação durante os anos 2000.

Talvez a preocupação mais discutida sobre a IA seja a perspectiva de que as máquinas inteligentes irão substituir mais empregos do que os que irão criar. No entanto, a investigação do IGM descobriu que a adopção da IA pode não ter um efeito significativo sobre o emprego líquido a longo prazo. O investimento extra no sector poderia contribuir em 5% para o emprego até 2030 e a riqueza adicional criada poderia elevar a procura de mão-de-obra, aumentando o emprego em mais 12%.

https://prosyn.org/s60Gze4pt