Antibiotics pills health Sparky/Flickr

Uma Luta Justa contra a Resistência Antimicrobiana

BRIGHTON – As drogas antimicrobianas existentes estão se tornando ineficazes. Se as tendências atuais continuarem, podemos acabar revivendo condições anteriores à descoberta dos antibióticos, quando as doenças infecciosas eram grandes assassinas.

Será difícil atender ao desafio de micróbios resistentes aos medicamentos. Exigirá não só grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas drogas antimicrobianas, mas também um sistema para controlar e restringir novos tratamentos, a fim de preservar a sua eficácia. Como com a resposta às alterações climáticas, uma estratégia eficaz exigirá coordenação internacional. Em particular, as necessidades das empresas farmacêuticas devem ser conciliadas com as dos contribuintes do governo e a população pobre mundial.

Na verdade, engajar a população pobre será crucial para qualquer esforço. Países de baixa e média renda são uma importante fonte de organismos resistentes aos medicamentos. Os aglomerados habitacionais, a falta de saneamento básico e o sistema imunológico comprometido, seja devido à desnutrição ou infecções crônicas como o HIV, propiciam um terreno fértil para o contágio.  Frequentemente, os antibióticos são usados de maneira errada ou são de baixa qualidade, propiciando às bactérias a oportunidade de desenvolver resistência. Grandes volumes de antibióticos também são utilizados na pecuária. Enquanto isso, a infraestrutura de transporte melhorou muito – entre zonas rurais e urbanas e entre países – o que significa que genes resistentes rapidamente tornam-se parte de um pool global.

https://prosyn.org/YOKJcDtpt