b2941d0446f86f500e76db01_dr4664c.jpge39d800246f86f6804577101

“Essa coisa da visão” de Angela Merkel

CAMBRIDGE – À medida que a Europa luta para salvar o euro, também o coro das queixas acerca da fraca liderança das maiores economias mundiais soa mais alto. Muitos apontaram a chanceler alemã Angela Merkel por ter falhado em promover uma visão da Europa semelhante à do seu antecessor e mentor, Helmut Kohl. As críticas justificam-se?

Parte do que os líderes fazem é transmitir uma visão que dá significado às políticas e inspira outros a apoiarem estas políticas (e os que as propõem). É uma das formas em que os líderes ajudam a criar objetivos comuns e a energizar ações comuns. Normalmente, tal visão fornece um cenário para o futuro que tem como objetivo encorajar a mudança, embora possa também retratar o status quo – ou o passado – como atraente, fomentando assim, a resistência à mudança.

De qualquer modo, sem uma visão, é difícil conduzir os outros a algum lado. Frederick Smith, CEO da Federal Express, argumentou que “a principal tarefa de um líder é transmitir a visão e os valores de uma organização".

https://prosyn.org/AKldqbJpt