Pro-Europe supporters in front of UK supreme court Leon Neal/Getty Images

A Era da Hiperincerteza

BERLIM – O ano de 2017 marcará o 40º aniversário da publicação de A Era da Incerteza de John Kenneth Galbraith. Quarenta anos é muito tempo, mas vale a pena olharmos para trás e lembrar-nos daquilo que Galbraith e os seus leitores consideravam ser incerto.

Em 1977, quando Galbraith escreveu, o mundo recuperava ainda dos efeitos do primeiro choque petrolífero da OPEP, e perguntava-se se sofreria mais algum (como sofreu). Os Estados Unidos confrontavam-se com o abrandamento do crescimento e aceleração da inflação, ou estagflação, um problema novo que levantou questões sobre a competência dos responsáveis políticos e a adequabilidade dos seus modelos económicos. Entretanto, os esforços para reconstruir o sistema monetário internacional de Bretton Woods ruíram, lançando uma sombra sobre as perspectivas para o comércio internacional e para o crescimento económico global.

Por todas estas razões, a idade de ouro da estabilidade e previsibilidade do terceiro quartel do século XX parecia ter terminado bruscamente, para ser seguida por um período de incerteza grandemente ampliada.

https://prosyn.org/6pU2UIXpt