fofack7_YASUYOSHI CHIBAAFP via Getty Images_afcfta shipping YASUYOSHI CHIBAAFP via Getty Images

A agenda comercial inacabada de África

CAIRO – A Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), que entrou em vigor no dia 1 de janeiro do ano passado, promete acelerar a diversificação das economias da região e reduzir o impacto dos ciclos de preços das mercadorias no crescimento. Enquanto o comércio externo de África é dominado por mercadorias primárias e recursos naturais, o primeiro embarque sob o domínio da AfCFTA – do Gana para a África do Sul – incluiu bens manufaturados do tipo que impulsiona amplamente o comércio intra-africano.

Muitos esperam, portanto, que a AfCFTA – ao criar um mercado único de 55 países com uma população total de mais de 1,3 mil milhões e um PIB combinado de 3,4 biliões de dólares – catalise a industrialização à medida que as empresas aproveitam as economias de escala para repartir o risco de investir em mercados mais pequenos. Para isso, o acordo comercial eliminará as tarifas sobre 90% dos bens (o objetivo final é 97% de liberalização).

A AfCFTA provavelmente aumentará o investimento direto estrangeiro em toda a África – provas empíricas noutros lugares mostram que ingressar numa zona de comércio livre poderia aumentá-lo em cerca de um quarto – e mudar a sua ênfase dos recursos naturais para as indústrias transformadoras com uso intensivo de mão de obra. Além disso, o pacto tem o potencial de transformar as economias africanas, aumentar significativamente a participação do continente no comércio mundial e fortalecer o seu poder de negociação nas negociações comerciais internacionais.

https://prosyn.org/zP3n5ZTpt