uganda microcredit Godong/UIG via Getty Images

O potencial filantrópico de África

LOMÉ — Decorreram mais de três anos desde que a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a verba necessária para concretizar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - a principal meta da agenda - continua por obter. De facto, menos de metade dos 6 biliões de dólares de financiamento anual necessários foram prometidos.

Porém, embora a escassez de financiamento global pudesse ser vista como uma tragédia para os países do Sul, para África, representa, na verdade uma grande oportunidade.

A ajuda externa tem apoiado desde há muito tempo o progresso de África. Contudo, os africanos têm cada vez mais a capacidade de investir nas suas próprias soluções. Até 2025, as despesas das famílias e das empresas africanas poderão atingir os 5,6 biliões de dólares e a Deloitte estima que, até 2030, quinhentos milhões de africanos terão rendimento disponível. Se cada africano com meios contribuísse com um dólar por mês durante um ano para os nossos recursos, os benefícios seriam significativos.

https://prosyn.org/JdPqfAapt