A man looks at his phone Issouf Sanogo/Getty Images

Uma solução jovem para o desemprego dos jovens em África

TORONTO – Em todo o continente africano, os jovens estão a migrar. Esta migração em larga escala, que está a exercer uma pressão económica e social nos países de acolhimento em todo o continente, é impulsionada em grande parte por factores como a pobreza, a instabilidade e as catástrofes naturais. Contudo, a principal causa desta deslocação é uma preocupação partilhada por muitas pessoas em todo o mundo: a impossibilidade de encontrar trabalho perto de casa.

Muitos países africanos registaram um crescimento significativo do PIB na última década. No entanto, a riqueza adicional não se traduziu em emprego formal. Na verdade, 70%dos trabalhadores da África Subsariana continuam no sector informal, como as pequenas explorações agrícolas familiares, a venda ambulante e o trabalho doméstico, não exercendo uma actividade remunerada.

A juventude africana é mais afectada por estas tendências de desemprego e subemprego. Mas os jovens detêm também as chaves do motor do mercado de trabalho em dificuldades de África.

https://prosyn.org/0Lz3oAfpt