pichai1_YASUYOSHI CHIBAAFP via Getty Images_africasmartphone Yasuyoshi Chiba/AFP via Getty Images

Investir na transformação digital de África

MOUNTAIN VIEW – Há alguns anos, estive em Lagos para ver os programas de habilidades digitais da Alphabet a funcionar. Havia entusiasmo pelo futuro da tecnologia em África e por todos os empregos e oportunidades que ela poderia trazer. Desde candidatos a empregos a aprender novas competências até empreendedores a criar novas aplicações e negócios promissores, as pessoas que conheci foram profundamente inspiradoras.

Essas pessoas estiveram novamente na minha mente quando me dirigi esta semana aos líderes regionais no Fórum Empresarial anual da União Africana. Embora o continente esteja a enfrentar grandes desafios – da pandemia em curso a uma difícil recuperação económica – também tem muitos motivos para otimismo, liderado pelos seus engenheiros, desenvolvedores e empreendedores.

África é cada vez mais um lugar onde a inovação se inicia. Houve mais fases de investimento para start-ups de tecnologia africanas no ano passado do que nunca. Agora as pessoas em todos os lugares usam sistemas de pagamento móvel desenvolvidos pela primeira vez no Quénia. As soluções de energia renovável criadas em África estão a moldar um futuro mais sustentável para todos nós. E graças à Internet, as empresas africanas podem alcançar mercados em todo o mundo, ao mesmo tempo que fornecem soluções para os desafios mais prementes de África – e do mundo.

https://prosyn.org/aWX4wUwpt