thorningschmidt1_Issouf Sanogo_AFP_Getty Images_schoolchildren africa Issouf Sanogo/AFP/Getty Images

O plano de educação para 2030

LONDRES – Quando visitei o campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, no início deste ano, estive com crianças que me disseram o que é que a educação significava para elas. Para os jovens sírios que foram obrigados a abandonar as suas casas e perderam tudo, a educação significa mais do que qualificações ou resultados de testes; ela personifica a esperança que têm para o futuro.

As crianças, como aquelas que estão em Zaatari e milhões de outras ao redor do mundo, são essenciais para o trabalho da Comissão Internacional sobre o Financiamento das Oportunidades de Educação Mundial, à qual me juntei em setembro passado. Esta comissão está empenhada no quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que tem como objetivo, até 2030, “assegurar a educação inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem contínua para todos”.

Este objetivo ainda é uma possibilidade distante para muitas crianças. Com tantas questões de desenvolvimento a exigirem a nossa atenção, os governantes devem ter em mente que a educação não é apenas uma coisa boa só por si; é também um catalisador para muitos outros benefícios do desenvolvimento.

https://prosyn.org/SQNhbtmpt