bd91e103f863879c04976c00_pa3731c.jpg Paul Lachine

Uma grande oportunidade para o sul da Ásia

NOVA DELI – O sul da Ásia está repleto de múltiplos antagonismos e mútuas suspeitas. A Índia desconfia do Paquistão e vice-versa. O Afeganistão e o Paquistão estão em extremos opostos. Nos bastidores, China, Irão e Rússia procuram oportunidades no Afeganistão para se auto beneficiarem, e "espremerem" os Estados Unidos. Os americanos, entretanto, preparam-se para se retirarem de uma década de guerra, dos montes e vales afegãos.

Dadas todas estas rivalidades, creio que o único caminho para a paz e estabilidade regional não passa por acordos graduais, mas sim por um "grande acordo" que reconcilie os mais profundos interesses de segurança nacional, de todas as potências. Mas será possível tal acordo?

À primeira vista, ninguém pensaria que sim. As relações entre os Estados Unidos e o Paquistão ficaram envenenadas, com os bruscos comentários que proliferam dos dois governos. Em Istambul, uma recente reunião de "vizinhos" preocupados do Afeganistão, só produziu uma declaração inofensiva na preparação para um encontro que terá lugar em Bona, ainda este ano.

https://prosyn.org/bdrDIlMpt